Aula Magna Semestre 2019.1

Aula Magna

fevereiro 21, 2019

XVII Semana Jurídica Unifass

maio 16, 2019

Aula Magna Semestre 2019.1

O semestre 2019.2 iniciou-se em momento de gáudio e regozijo: a conquista da nota máxima (5) na avaliação do curso de Direito pelo MEC – Ministério de Educação e Cultura, ocorrida em dezembro passado, prenunciando um futuro auspicioso de crescimento institucional.

Mudanças foram implementadas, notadamente as novas bibliotecas com 12.000 (doze mil) títulos, sendo 7.000 (sete mil) na biblioteca virtual (Minha Biblioteca), mais 7 (sete) títulos de periódicos, tudo para proporcionar à comunidade o indispensável acesso ao conhecimento para a formação de competentes e capacitados profissionais, pois transformar a sociedade através da educação é missão da IES.

Além das atividades internas, a FASS – Faculdade Social Sul Americana – UNIFASS promove dinâmicas de extensão a fim de integrar as ações de ensino e de iniciação à pesquisa às necessidades da comunidade, propiciando aos discentes práticas jurídicas consentâneas à realidade.

O início deste semestre letivo foi destacado com o dia reservado à AULA MAGNA, cujo tema da abertura foi “VAMOS CONSTRUIR O DIREITO? UM DEBATE CONTEMPORÂNEO SOBRE DIREITO, SOCIEDADE, JUSTIÇA E DEMOCRACIA”. Na ocasião, dia 20 de fevereiro, foi apresentado à comunidade o novo Coordenador do Curso de Direito, o professor GABRIEL MELO VIANA, mestre e doutorando em Direito (USP – Universidade de São Paulo), e especialista em Direito do Trabalho (UFBA), que recebeu votos de uma prodigiosa gestão.

Também recebeu as boas-vindas o recém-contratado professor MARCELO BLOIZI IGLESIAS que, além de bacharel em Direito (UNIFACS) e História (UFBA), é mestre em Direito Público (UFBA) e especialista em Direito Tributário (UNEB), abrilhantando o evento com palestra sobre a reconstrução do Direito no atual contexto brasileiro.

O mestre introduziu sua fala questionando sobre o que é o Direito, refugindo da visão científica, apresentando uma análise sociológica, tendo por fonte a obra do professor José Geraldo Sousa Júnior, intitulada “O que é o Direito?”*

Em seu discurso, o professor MARCELO IGLESIAS sinalizou que o Direito é produto de uma construção histórica e que os países da América latina não conseguiram construir o seu próprio paradigma jurídico, reproduzindo um Direito cujos institutos e conceitos foram construídos na Europa. Relatou sobre as primeiras faculdades de Direito no Brasil e a cultura do bacharelismo, a tradição do conhecimento prioritariamente técnico nas faculdades de Direito, pois as primeiras faculdades tinham a finalidade de formar técnicos para a ocupação de cargos da administração pública. Reafirmou que esta realidade se repete na atual conjuntura, sendo preciso romper com esta tradição para que os alunos sejam formados para pensar, ressignificar e construir um novo Direito.

Pontuou sobre esta árdua missão que não pode se restringir às salas de aulas, sendo necessário o contato do estudante com a pesquisa e a extensão para que o Direito dialogue com a população, quem mais precise dele.

O tema foi amplamente debatido pela professora LIANA BRANDÃO DE OLIVA, mestre em Direito (UFBA) e especialista em Direito Público Municipal (UNIBAHIA-FUNDACEM), que também apresentou exemplos para a reconstrução do Direito.

O evento contou com a presença da advogada VÉRSIA ALMEIDA, representante da OAB/BA e membro da Comissão da Educação Jurídica, que convidou os acadêmicos a participarem das visitas técnicas à OAB, em datas agendadas para 29 de março e 3 maio do ano em curso, na sede situada à Rua Portão da Piedade, 16, Barris, Salvador.

Na oportunidade, a Direção Acadêmica registrou as presenças dos docentes Adriana Maria Aureliano da Silva, Tatiane Serfet, José Alexandrino da Costa Filho, Prof. Lícia Magalhães e da Coordenadora do Curso de Engenharia de Produção Aydil de Jesus. Também congratulou os alunos aprovados no XXVII Exame da OAB, Ailton José Luz Góes, Alice Soares da Silva, Andrea Luiza de Oliveira Borges, Dilmar Lucas Carmo Figueiredo, Eduardo de Menezes Barros Júnior, Inez Melo Leal de Carvalho, Lindolmírames Ferreira Wrobel, Luiz Rodrigues da Silva Junior, Marcos José Passos de Souza, Paulo Henrique Farias Monteiro, Vagner Alves de São Pedro, e outros também presentes, convidando-os a receber as homenagens.

O evento foi encerrado com a solenidade de colação de grau de Bacharel em Direito conferido pelo Coordenador do Curso de Direito aos formandos Ademir Duarte de Moura, Andrezza Cerqueira Vasconcelos dos Santos Trabuco, Dilmar Lucas Carmo Figueiredo, Luiz Rodrigues da Silva Junior, Maciel Felix dos Santos, Rosane Cruz Costa e Vagner Alves de São Pedro.

*A obra do professor pode ser encontrada na biblioteca da nossa Faculdade.

Confira as fotos do evento: